quinta-feira, 3 de setembro de 2015

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Sabemos que as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) revolucionaram a maneira como nos relacionamos com as outras pessoas, com as informações e conhecimentos produzidos pela humanidade, e têm expandido nosso processo de aprendizagem da vida.

Esta revolução refletiu, é claro, na Educação e tem levado à quebra de paradigmas. Estamos vivendo um momento de transição e me parece natural ainda encontrarmos resistência por parte de algumas instituições, gestores, docentes e pais no uso destas tecnologias dentro das escolas. 

Quem não vê nenhum problema no uso das TDIC, apontando inúmeras vantagens em sua ampla utilização, são os alunos (principalmente aqueles que chamamos de nativos digitais)! Ou seja, aqueles para quem a educação é feita (ou deveria ser) não se opõem ao uso de tecnologias no aprimoramento do processo de aprendizagem...De qualquer forma, mais cedo ou mais tarde os benefícios do uso das TDIC serão incorporados ao processo de aprendizagem.

Como imigrante digital e docente, minha proposta é aprender a utilizar algumas ferramentas digitais para ir de encontro ao perfil dos meus alunos e aprender sobre as metodologias ativas na educação. Repensar minha prática docente faz parte deste momento de vida.

Vou compartilhar as novas descobertas feitas neste blog: a primeira delas será a ferramenta que utilizei para construir meu Projeto de vida e aprendizagem.

Até breve!






4 comentários:

  1. Claudia boa noite, sobre sua reflexão de vida, acredito que não é muito diferente de nós desta turma, realmente acredito que só com o nosso querer aprender, é que poderemos ajudar a outros, e outros e mais outros colegas docentes do nosso país, a aderirem esta nova cultura, pois as TDCI já são uma realidade, agente querendo ou não.

    ResponderExcluir
  2. Claudia boa noite, sobre sua reflexão de vida, acredito que não é muito diferente de nós desta turma, realmente acredito que só com o nosso querer aprender, é que poderemos ajudar a outros, e outros e mais outros colegas docentes do nosso país, a aderirem esta nova cultura, pois as TDCI já são uma realidade, agente querendo ou não.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, Cláudia! Aprendendo bastante por aqui! Show a ferramenta que usasse para fazer o mapa do projeto de vida e aprendizagem! Beijos.

    ResponderExcluir