segunda-feira, 31 de agosto de 2015

E ASSIM TUDO COMEÇOU


Minha história com a docência é recente. Tem intensos 6 anos, aproximadamente.

Tive a sorte de começar trabalhando numa escola, a FIEC - Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura - onde a metodologia era baseada em Projetos. Isto já era inovador...Perrenoud e tantos outros pensadores da Educação passaram a fazer parte das minhas reflexões. Desta época guardo boas recordações: descobri mais uma vocação, a de compartilhar conhecimentos e aprender com outras pessoas sendo docente. E, participando de um projeto para implantação da modalidade EAD na FIEC, percebi que algo estava definitivamente mudando na Educação. O mundo não era mais o mesmo, e eu precisava aprender a ser uma docente com habilidades para participar deste novo tempo. Fiz um curso para tutoria em EAD. Apaixonei-me pela possibilidade de colaboração entre pessoas com desejo de aprendizagem dos mais diversos lugares do Brasil, ou do mundo.

Hoje dou aulas no SENAC, outra escola onde as metodologias são inovadoras. Rapidamente percebi que precisava "trabalhar" minha vocação, aperfeiçoando-a. Resolvi fazer uma pós-graduação em Docência para o Ensino Superior, via EAD (a segunda feita nesta modalidade e só podia ter sido assim!). Desde então tenho investido minhas forças e esforços na busca de compreender como posso contribuir para a Educação daqueles a quem a Vida tem me confiado parte de seus projetos de vida.

Por um destes acasos (não acredito neles...), zapeando pela internet, encontrei a oferta de um curso chamado Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas em Educação, ministrado por dois mestres da Educação que eu já "conhecia" através dos meus estudos: Profa. Dênia Bittencourt e Prof. José Moran. Tenho tido a felicidade de ampliar meus horizontes dentro da Educação, ouvindo dois experts e com a colaboração de outros tantos colegas da 1ª turma do PEIn. A paixão pelo tema Educação, e o vislumbrar de propostas concretas de aperfeiçoamento, levam-me, agora, a uma reflexão mais profunda sobre o meu papel no contexto em que atuo.

Acredito que a educação é a luz da alma. Acredito que a educação liberta-nos, principalmente, de nós mesmos: da pequenez da alma, da insignificância do egoísmo, da irracionalidade do orgulho. Acredito que a missão do educador é sublime, e por isto exige responsabilidade, bom senso, equilíbrio..e amor. Acredito que cada um de nós, docentes, pode contribuir para um mundo onde a pessoa humana reconheça a sua posição de centralidade, como ápice de toda a criação.

6 comentários:

  1. Que lindo depoimento, Cláudia! Adorei tudo, e como você também acredito no poder transformador da Educação. Estamos junto! Parabéns pelo entusiasmo e determinação. Dênia Falcão

    ResponderExcluir
  2. Dênia, fica aqui registrada a minha gratidão pela generosidade, carinho e atenção nesta jornada! E assim vamos desenhando nossas vidas...

    ResponderExcluir
  3. Claudia muito legal, você esta tratando com muito carinho este projeto do blog, se me permite, você escreveu com a alma, e os dedos decodificaram com letras e sinais graficos o momento.

    ResponderExcluir
  4. Claudia muito legal, você esta tratando com muito carinho este projeto do blog, se me permite, você escreveu com a alma, e os dedos decodificaram com letras e sinais graficos o momento.

    ResponderExcluir
  5. Claúdia,
    Muito interessante seu depoimento. Saber que você descobriu uma vocação: a do ensinar! Como o curso está nos questionando e motivando, devemos sempre buscar e definir nossos projetos de vida e, por que não, descobrir novas vocações? Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo texto! A gente aprende muito com ele. Obrigada, pela oportunidade !

    ResponderExcluir